Ética nos negócios, insídia ou realidade? - Seduc Intec
AVA Aluno e Professor
Portal do Aluno e Professor
08/10/2019

Ética nos negócios, insídia ou realidade?

Por: Juliana S. Ribeiro

O mercado hoje, exige a adequação de ações que promovam a ética nas organizações? Sua empresa está preparada?

Refletir sobre as motivações que estão conduzindo as empresas a adotar um posicionamento mais claro em suas práticas de negócio, podem auxiliar na compreensão e aceitação da atual gama de consumidores, isso ao menos se deve também, ao delicado relacionamento entre as organizações e sociedade, através da exposição lhes imposta de regras e princípios aceitos pela coletividade.

Ética não é uma obrigação, mas como bem sabemos, durante anos, no mundo dos negócios, esta política trouxe recheios de formalidade e muito conceito, afastando a prática diária e preventiva nas mais diversas situações no ambiente empresarial.

A antiga justificativa para estas desconfianças, podem ser justificadas pelas questões que envolviam o mundo dos negócios há muitos anos atrás: a lei da selva, em que todas as tentativas de sobrevivência, aconteciam em um meio de concorrência muitas vezes pesada e desleal.

Hoje, existe uma intensa força nas relações entre empresa e sociedade. Códigos de conduta, regulamentos, responsabilidade social, políticas, contratos e liderança, são exemplos que podem aproximar sua organização com a sociedade.

Logo a contribuição da empresa para com esta, segue em sua própria essência, como bem afirmava Benjamim Franklin: ” um bom pagador é senhor da bolsa alheia”, em se tratando da ética, pois é ela quem deposita no bom comportamento a continuidade e fidelização dos negócios, afinal quem age fora dos padrões estabelecidos não só gera desconforto para aquele que, o vê, como também se abre livremente um julgamento negativo pela ação não aprovada, o que enseja na reprovação imediata.

Tudo isso, pode nos levar a crer que, nenhuma empresa sobrevive sem ética e é uma pena que muitos empresários tenham esquecido as premissas básicas que norteiam o mundo dos negócios.

Se a sua empresa está preparada ou não para essa exposição de “bons conceitos”, ou se você nunca se perguntou quando foi que a ética ficou tão importante, aí teremos um dilema, pois se ao colocamos a frente apenas a existência da empresa, mas sem as bases que a sustentam dentro e fora de sua área, infelizmente poderemos estar fadados a arrastar uma insídia constante, esperando apenas uma fragilidade para desabar.

Ética afinal, seria um instinto de sobrevivência? Afinal valores, integridade e responsabilidades jamais deveriam ser vistos como utópicos ou ações de sobrevivência no mundo empresarial e sim, como uma missão de toda e qualquer organização que queira existir e ter estabilidade dentro do negócio.

Uma organização que dedica recursos ao desenvolvimento de políticas e procedimentos que incentivam ações éticas constrói uma cultura corporativa positiva e sua empresa está preparada?

Mais da Categoria

Ver todas