Desperdícios no processo produtivo - Seduc Intec
AVA
Portal
29/09/2022

Desperdícios no processo produtivo

A maioria dos autores lista sete principais tipos de desperdícios encontrados em um processo produtivo. Segundo Slack et al (2009) são eles:

  • Superprodução. Produzir itens em quantidade superior as necessidades do cliente para o momento.
  • Tempo de espera. Tempo que o operador fica parado aguardando o ciclo de uma máquina ou ainda produzindo estoque em processo, desnecessário naquele instante.
  • Movimentação desnecessária entre processos ou de um produto, mesmo que em curta distância.
  • É um processo que pode ser eliminado pois o mesmo só foi concebido devido a um erro no projeto ou manutenção ineficiente. Exemplo um posto de retrabalho.
  • Excesso de estoque: excesso de produtos ou matéria prima entre processos ou ao final do mesmo sem necessidade. Causam perdas com transporte, armazenagem, aumento do lead time.
  • Deslocamentos desnecessários: Qualquer movimento ou deslocamento que o funcionário faça que não agrega valor ao produto, tais como caminhar, procurar ferramentas ou peças.
  • Esforço gerado para corrigir defeitos de fabricação, peças para substituição, inspeção de peças defeituosas.

Todavia,  os autores Liker e Meier (2007) apontam um oitavo desperdício:

  • Não utilização da criatividade dos funcionários. Trata-se de perda de tempo, ideias, habilidades, melhorias e oportunidades de aprendizagem por não envolver ou não escutar seus funcionários.

Toda organização que deseja identificar e eliminar os desperdícios do seu sistema produtivo, deve primeiramente organizar e padronizar seus processos. Deve-se ter como foco a eliminação das causas raízes as quais, estão resultando em perdas.


REFERÊNCIAS

 

LIKER, Jeffrey K. e MEIER, David. O modelo Toyota – manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3ª Edição, São Paulo: Atlas, 2009.

 

Mais da Categoria

Ver todas