A importância do estágio prático em instrumentação cirúrgica - Seduc Intec
AVA
Portal
27/03/2019

A importância do estágio prático em instrumentação cirúrgica

A vivência prática pode te inspirar e abrir muitas portas!

Todo procedimento cirúrgico precisa do acompanhamento de um instrumentador. Esse profissional é o responsável por acompanhar o cirurgião e dar todo suporte para a equipe. Portanto, é de extrema importância que o profissional esteja alinhado e conheça todos os instrumentais necessários nos mais variados tipos de cirurgias. Além de apresentar uma postura profissional para enriquecer ainda mais a equipe multidisciplinar atuante no centro cirúrgico.

O papel do estágio na formação do instrumentador

O estágio desempenha um papel fundamental nesse processo porque é ele que permite ao futuro instrumentador ter contato com outros profissionais da área da saúde como médicos de diversas especialidades, enfermeiros e ainda vivenciar algumas de suas principais funções que são:

– Estar devidamente uniformizado dentro do centro cirúrgico, com as devidas proteções para os cabelos, nariz, boca, mãos e pés;
– Se certificar de que todos os materiais estão na ordem correta e em conformidade;
– Evitar contaminação e conferir a esterilização dos instrumentos;
– Prestar auxilio na cirurgia, entregando os equipamentos e instrumentos necessários para o assistente ou ao cirurgião;
– Manter a limpeza do campo operatório;
– Deixar a mesa de cirurgia organizada;

Além disso, é dentro do estágio que o aluno passa a entender a real importância da instrumentação cirúrgica e de todos os conhecimentos abordados durante o curso, como anatomia, biossegurança e respeitar os direitos do paciente independente de qualquer crença, etnia, nacionalidade, política, sexo e condições socioeconômicas.

Onde acontecem os estágios da Seduc Intec?

Vale ressaltar que a Seduc Intec possui uma parceria de longa data com o Hospital Evangélico de Curitiba e recentemente o hospital passou por mudanças em sua diretoria mas continuamos com nosso compromisso mantido nessa parceria de longa data.
Alguns pré requisitos são necessários para quem quer partir para a etapa prática desse curso, como ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio.  Também tem muita gente que pensa ser necessário ter um curso técnico de enfermagem, mas até o momento, esse item não é considerado um pré requisito. E ai? Ficou inspirado? Venha nos fazer uma visita e conhecer mais do universo da saúde!

Mais da Categoria

Ver todas