Vale a pena fazer Curso on-line? - Seduc Intec
AVA
Portal
30/07/2020

Vale a pena fazer Curso on-line?

Vale a pena fazer curso on-line! Mas cuidado com os aventureiros…

O curso on-line ou EaD é muito mais do que um vídeo disponível em uma plataforma virtual com direito a certificado. Existe toda uma estrutura a ser seguida.

Com aumento considerável da oferta nesta modalidade, principalmente no período de pandemia, percebi que várias escolas e pessoas vendem cursos de qualidade inferior ao que seria ideal no aspecto pedagógico, sem qualquer planejamento de ensino e didática. E ainda, não respeitando o processo de criação e entrega necessário, que pode ser até mais complexo, quando comparado a disciplinas presenciais.

Nesse meio tempo, observei também que muitos desses cursos on-line não possuem roteiro, e os professores chegam a fazer leitura da apostila ou de outros materiais durante a aula como forma de explicação. Isto é, não há uma preparação ou treinamento para atuação em frente à câmera, o que é fundamental para a dinâmica da aula.

Como sei que é confiável?

Vídeos sobre determinados assuntos não representam a educação à distância. Quem oferta este tipo de curso precisa dispor de um ambiente próprio para ensino, que chamamos AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o aluno irá navegar de acordo com uma Trilha de Aprendizagem pedagógica e didaticamente construída, respeitando o processo de ensino aprendizagem do conteúdo proposto.

Com este formato de curso à distância o aluno terá atividades de fixação, atividades avaliativas e conteúdos extras, tudo para garantir o compromisso com o processo educativo e a efetividade do conhecimento, e não apenas um curso profissionalizantes com certificado.

Quer um conselho?

No momento da compra de um curso on-line, observe com atenção os aventureiros de plantão, conheça a estrutura da escola, se ofertam cursos presenciais, quantas pessoas já formou e há quanto tempo está no mercado.

E se a instituição oferta os seguintes cursos 100% on-line, como: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, entre outros; que legalmente não podem ser ofertados, cuidado, esta escola quer apenas pegar seu dinheiro, pois este certificado não terá nenhuma validade.

Consulte os conselhos respectivos ou entidades de classe. Assim poderá assegurar-se do seu investimento e confiança depositada.

 

Por Celso Maiorky 

 

Conheça os cursos on-line da SEDUC INTEC https://seducintec.com.br/cursos/

Mais da Categoria

Ver todas