Estética e Bem-Estar - Seduc Intec
AVA
Portal
27/09/2019

Estética e Bem-Estar

Por: Valquiria Maia

ESTÉTICA:  palavra de origem grega, Aistheis, que significa “aquele que nota, que percebe”. Refere-se à ciência ou a teoria do belo, sendo conhecida como filosofia da arte ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais.

Freud (1986) entende que a estética não é simplesmente a teoria da beleza, mas a teoria das qualidades do sentir, onde se examinam fatores determinantes da capacidade de estar com o outro, estar no mundo e seus reflexos.

A partir do século passado notou-se um crescimento considerável do mercado relacionado à manutenção do corpo.

Essa busca desenfreada pelo culto ao corpo tem como principal responsável a globalização, que fez com que a população passasse a desejar um padrão estético aceitável, imposto pelos meios de comunicação.

Desta forma, criou-se uma super exposição da imagem levando a um padrão único de características do que é belo.

Nos últimos vinte anos a indústria da beleza – salões de beleza, estética e fitness – vivenciaram um grande crescimento nos tratamentos terapêuticos e de beleza.

Nesse panorama o Brasil se encontra entre os três maiores mercados de higiene pessoal do mundo. Entre os anos de 1996 e 2010 cresceu em média 10,4% enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do mesmo período cresceu apenas 3,1% ao ano. O mercado estético em 2011 apresentou um faturamento de R$ 43 bilhões.

Esse mercado surge cada vez com mais força e com o intuito de proporcionar não apenas beleza, mas prazer e bem estar, onde o foco é o reencontro como equilíbrio do corpo e da mente resultando assim em uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

A estética vem adquirindo um novo conceito, não apenas na visão do embelezamento, mas como junção entre a imagem pessoal e a sensibilidade em lidar com os sentimentos de seus clientes.

Os tratamentos estéticos não podem ser associados somente à vaidade, já que é conhecida a ação terapêutica de alguns procedimentos, como, a drenagem linfática e a massagem terapêutica, que auxiliam fatores essenciais para manutenção à saúde, como a respiração e a circulação sanguínea.

A saúde também é beneficiada por tratamentos estéticos. Tratamentos aliviam a tensão do dia a dia, fortalecem o sistema imunológico e elevam a autoestima da pessoa.

O bem estar da visão estética é uma parte importante de nosso bom estado geral de saúde.

Além de outros benefícios da estética, doença física, mental e emocional pode ser aliviada com massagem. Acredita-se que 70% das doenças sejam associadas ao estresse físico, mental e emocional.

As massagens, sejam elas estéticas ou terapêuticas, trazem vários benefícios para o organismo:

– ajuda a diminuir e/ou controlar o stress;

– alivia tensões e rigidez musculares;

– promove uma recuperação mais rápida de estiramentos musculares e de ligamentos;

– aumenta a flexibilidade e curso de movimentos e de articulações;

– reduz espasmo muscular;

– melhora a circulação sanguínea e o movimento dos fluidos linfáticos;

– reduz a pressão arterial;

– ajuda no alívio de dores de cabeça;

– melhora o estado e a nutrição da pele;

– fortalece o sistema imunológico;

– adquire maior concentração e desperta a criatividade.

Além de tratamentos com o intuito de embelezamento, a Estética pode auxiliar em procedimentos realizados dentro de um hospital. Quando utilizados de maneira correta, os recursos terapêuticos em pós operatórios podem acelerar a recuperação, diminuir o tempo de repouso e regenerar a funcionalidade, somando-se ao uso de eletroterápicos e técnicas manuais.

A profissão Estética vem sendo reconhecida pouco a pouco, ramificando-se na criação de novos ramos e proporcionando um melhor atendimento. Devolve a autoestima, estimula o bem-estar, o encontro consigo mesmo, o se amar, se gostar, se valorizar.

 

REFERÊNCIAS:

FERREIRA, A. G et al. Importância da criação do conselho de estética e cosmética: fortalecendo a profissão.  Unincor; 2019.

SANTOS, A.; SILVA, E.; MOURA, P.; DABBICCO, P.; SILVA, P.; FREITAS, C. A busca pela beleza corporal na feminilidade e masculinidade. R. bras. Ci. E Mov 2013.

 

Mais da Categoria

Ver todas