Curso de Operador de Empilhadeira - SEDUC INTEC Cursos Curitiba
AVA Aluno e Professor
Portal do Aluno

CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA Industrial

COMPRAR AGORA POR R$487.50 R$195.00

O Curso de Operador de Empilhadeira presencial habilita o profissional para conduzir e operar empilhadeira à gás, proporcionando o conhecimento necessário para executar esse trabalho de grande importância ao mercado logístico e industrial do Brasil. Além disso, é importante ressaltar que a função exige atenção e requer muita segurança, tanto para o condutor, quanto as pessoas próximas a essa ação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Teoria

– Classificação dos veículos por fabricante, tamanho, combustível e aplicação.
– Estabilidade frontal (ponto de apoio – princípio da alavanca) e lateral (centro de gravidade, base e centro de carga).
– Componentes do veículo (motor, transmissão, embreagem, diferencial, chassis e contrapeso, sistema hidráulico, sistema de elevação, pneus, comandos e instrumentos do painel).
– Regras de Operação NR11 do Ministério do Trabalho, incluindo as regras de segurança e as regras básicas de operação – partida, rampas, frente, ré, corredor estreito, manobrabilidade, obstáculos, parada, estacionamento, – movimentação de cargas normais e especiais, técnicas de empilhamento e desempilhamento.

Prática

– Verificação da manutenção diária, pelo operador.
– Identificação das partes da máquina.
– Identificação das alavancas de comando e instrumentos do painel.
– Operação com máquina parada (reconhecer os movimentos básicos).
– Realização de transporte com máquina sem carga (avante/ré, slalow grande/pequeno).
– Realização do transporte com máquina com carga (slalow pequeno, empilhamento, rampas e outros, de acordo com suas aplicações).

 

PRÉ-REQUISITOS

Ensino fundamental completo (antiga 8ª série do 1º grau) ou em curso;
Idade mínima de 18 anos completos;
Não é obrigatório ter CNH, no entanto, é necessário ter noções básicas de direção.

 

Algumas instituições colocam CNH como pré-requisito para realização do Curso de Operador de Empilhadeira. Porém, é importante ressaltar que essa prática está fora do contexto das exigências da norma NR 11, que considera que o veículo só deve ser operado no ambiente interno da empresa. Entretanto, algumas empresas, por questão de política interna, exigem que o operador possua CNH.

 

Após 1 ano é necessário fazer a Reciclagem do Curso de Operador de Empilhadeira, que também é oferecido na SEDUC INTEC, com uma duração de 1 sexta-feira à noite.

Quem tem interesse nesse curso,
também visualizou esses:

Saiba mais sobre este curso no nosso blog

Ver todas