O que é necessário para atuar com instrumentação cirúrgica?
AVA
Portal
13/04/2016

É necessário formar-se em Enfermagem para atuar com Instrumentação Cirúrgica?

 

Instrumentalizar o cirurgião no momento em que este salva a vida de um paciente que está fragilizado, totalmente vulnerável e com a sua sobrevivência dependendo da habilidade do profissional que o opera, chega a ser um ato nobre, fundamental para o sucesso do procedimento cirúrgico. Por melhor que seja o cirurgião, ele precisa estar rodeado de profissionais competentes, qualificados, cientes da importância do que fazem e do que significa “ter a vida do paciente nas mãos”.

 

Curso Instrumentação Cirúrgica Seduc Intec Curitiba - Realize sua matrícula - 41 3512-6000

 

Quando surgiu a profissão de Instrumentação Cirúrgica?

 

Foi durante a batalha de Solferino, no norte da Itália, em junho de 1859, que Jean Henri Dunant se sentiu compelido a auxiliar os médicos na tentativa de salvar a vida de centenas de soldados feridos em apenas algumas horas de guerra. Ele fez o que pode para tratar dos moribundos que, com a ajuda de voluntários locais, auxiliava os cirurgiões passando-lhes os instrumentos cirúrgicos. Depois do que presenciou durante a guerra, ele deixa sua profissão e funda a Cruz Vermelha, uma sociedade privada para prestar socorro aos feridos em tempo de guerra e, em 1901, recebe o primeiro Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao que foi descrito como “a maior conquista humanitária do século XIX”.

 


Atividades de quem trabalha com Instrumentação Cirúrgica

 

Ao longo dos anos, o Instrumentador Cirúrgico vem se tornando indispensável nos procedimentos cirúrgicos e tem entre as suas atividades, a função de ordenar e controlar o instrumental cirúrgico, preparar o instrumental a ser utilizado nas cirurgias, selecionar e apresentar os instrumentos à equipe médica, efetuar assepsia de todo o material, montar e desmontar mesas para as cirurgias, e finalizar guardando todo o material cirúrgico ao término de cada cirurgia. Conhecer todos os instrumentos por nomes, apelidos e gestos, antever todos os atos médicos para que, em cada solicitação, o cirurgião seja prontamente atendido com o instrumento correto e na posição correta. Essas são as atividades de quem trabalha com Instrumentação Cirúrgica.

 

Curso Instrumentação Cirúrgica Seduc Intec Curitiba - Realize sua matrícula - 41 3512-6000

 

O Instrumentador Cirúrgico é um profissional indispensável no sucesso de toda cirurgia, pois ele atenderá o cirurgião e o médico auxiliar, podendo inclusive, realizar as funções básicas de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado. Para a sua formação é fundamental um Curso Profissionalizante de Instrumentador Cirúrgico, não sendo necessário ser formado em Enfermagem. Vale lembrar que a Instrumentação Cirúrgica ainda não é uma profissão regulamentada e, os critérios para contratação deste profissional podem variar de acordo com o estado, conforme preferência da Instituição e até mesmo da equipe médica para a qual irá trabalhar.

 

Antes de decidir atuar na área de Instrumentação Cirúrgica, é fundamental estar ciente da nobreza da profissão, uma vez que, sua missão será auxiliar a salvar vidas, onde cada segundo pode fazer toda diferença. O conhecimento e habilidade para manusear cada instrumento são primordiais para exercer essa profissão.

 

A SEDUC INTEC oferece o Curso Profissionalizante de Instrumentação Cirúrgica, para mais informações, entre em contato com nossa equipe.

Mais da Categoria

Ver todas