Papel Alumínio faz mal à saúde? - Seduc Intec Cursos Gastronomia Cursos Gastronomia -
AVA Aluno e Professor
Portal do Aluno

Papel Alumínio faz mal à saúde?

 

Por Chef Tiago Godarth

Esse artigo, é  da página de um livro que me acompanha pelas cozinhas aonde passo. Sempre indico os dois volumes e comento sobre a importância que ele teve e têm para mim nesse mundo maravilhoso que é a gastronomia.

O rótulo na minha lata de fermento em pó diz que ele contém Sulfato de sódio e alumínio, mas comer alumínio não é perigoso?

O Sulfato de sódio e alumínio e diversos outros compostos de alumínio estão listados pelo Departamento de abastecimento dos Estados Unidos (FDA) como “considerado em geral como seguro”.

Porém cerca de 20 anos atrás, um estudo encontrou níveis elevados de alumínio no cérebro de vítimas de Alzheimer já falecidas. Depois disso, inicia uma suspeita de que o alumínio provoca doenças de Alzheimer, Parkinson ou Lou Gehrig.

E para identificar o motivo foram feitas muitas pesquisas posteriores, com resultados conflitantes e contraditórios.

A associação Alzheimer, a FDA e Health Canada (o departamento canadense de saúde) concordam que ainda não há provas científicas verificáveis de que exista uma relação entre a ingestão de alumínio e a doença de Alzheimer, e que, não há motivos para se evitar o alumínio.

Nas palavras da Associação Alzheimer, “o papel exato do alumínio (se é que existe) na doença de Alzheimer ainda está sendo pesquisado e debatido e a maior parte dos pesquisadores acredita que não há provas suficientes para considerá-lo um fator de risco para o Alzheimer, ou que seja uma causa de demência”.

Como uma das milhões de pessoas que sofrem de azia crônica, tomei grandes doses de magnésio e alumínio, hidróxido de (Maalox), e antiácidos semelhantes, contendo alumínio, durante muitos anos, até serem inventados os novos medicamentos antirrefluxo, e não tenho qualquer sinal de doença de Alzheimer.

E quanto ao uso do Papel Alumínio, qual lado é o correto para ficar em contato com o alimento?

O papel alumínio tem um lado brilhante e um lado fosco, e algumas pessoas acreditam que devam usar um lado ou outro para determinados objetivos. Não é verdade. Não faz diferença o lado que está por cima.

O único motivo pelo qual os dois lados tem aparências diferente é que, nos estágios finais de enrolar-se o metal, duas folhas são enroladas juntamente, como um sanduíche, para economizar tempo, onde houve contato entre elas e os rolos polidos, elas saem brilhantes; do lado em que ficam em contato uma com a outra, ficam um tantos fosca.

 

Fonte: WOLKE, Robert L. O que Einsten disse a seu cozinheiro. Nova York 2002

Mais da Categoria

Ver todas