A Importância do Auxiliar de Saúde Bucal - Seduc Intec Cursos
AVA
Portal
06/04/2016

A importância do profissional Auxiliar de Saúde Bucal

 

Auxiliar de Saúde Bucal, ou ASB, como é mais conhecido, é uma profissão que existe a mais de sessenta anos e surgiu pela necessidade de orientar pacientes na Amazônia no auxílio à saúde bucal, enquanto os dentistas profissionais se ocupavam dos pacientes em procedimentos cirúrgicos.

 

Curso Auxiliar de Saúde Bucal Seduc Intec Curitiba - Realize sua Matricula - 41 3512-6000

 

 

Os primeiros Auxiliares de Saúde Bucal

 

No ano de 1907, surgem os primeiros Higienistas Dentais, nos Estados Unidos, que tinham como objetivo a orientação de crianças em idade escolar na prevenção de cáries e outras doenças da boca; no Brasil, em 1952, são formados os primeiros Auxiliares de Higiene Dental (AHDs), no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo pela SESP – Serviço Especial de Saúde Pública, e, no ano 2000, esse profissional passou a fazer parte das equipes de saúde da família, sendo regulamentada como profissão em 2008.

 

Atribuições do Auxiliar de Saúde Bucal

 

Hoje, o Auxiliar de Saúde Bucal faz parte da Equipe em Saúde Bucal juntamente com o Cirurgião-dentista e o Técnico de Saúde Bucal, sendo impossível pensar em equipe médico-dentária diferente desta composição; este profissional tem entre suas funções a de preparar o paciente para o atendimento, processar filme radiográfico, manipular materiais de uso odontológico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e desenvolver ações de promoção da saúde.

 

Curso Auxiliar de Saúde Bucal Seduc Intec Curitiba - Realize sua Matricula - 41 3512-6000

 

Mercado de trabalho

 

Por ser uma profissão regulamentada, é necessário que esse profissional tenha formação devida e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para que esteja apto a exercer a profissão, sendo este um mercado que não para de crescer. Em uma época em que a sociedade vive a valorização da beleza e do bem-estar, essa é uma carreira promissora em que o ASB pode atuar como Instrumentador Cirúrgico, Gestor de Clínicas e Consultórios; complementar o curso e se tornar Técnico de Saúde Bucal e, inclusive, fazer Odontologia e formar-se dentista. O fato é que o mercado é amplo e as oportunidades são imensas.

 

Aproveite essa oportunidade e venha estudar na SEDUC INTEC e impulsionar sua carreira profissional!

SEDUC INTEC: aqui você pode ser o que quiser!

Mais da Categoria

Ver todas