Dicas e truques para cozinhar como um Chef! - Seduc Intec
AVA Aluno e Professor
Portal do Aluno e Professor
24/09/2019

Dicas e truques para cozinhar como um Chef!

Gosta de cozinhar, mas não sabe os segredos dos Chefs?

Descubra como os chefs se organizam, buscam aperfeiçoar suas receitas e fazem suas compras e escolhas para baixar seus custos quanto a suas receitas, surpreenda-se, pois são dicas essenciais.

Por Chef Rafael Braga

 

Com o surgimento da gourmetização da culinária e o aparecimento de programas de televisão, podemos assistir e ver que existem muitas receitas e que elas não são um bicho de sete cabeças, pelo contrário, o que não é muito visto, são chefs transmitindo seus segredos e dicas, mas simplesmente fazendo as receitas.

Então como começar?

1.A primeira dica é fazer o Mise in Place, mas o que será isso? Um tempero? Uma panela? Não, basicamente, é a separação dos ingredientes de uma receita.

Através deste primeiro e importante passo, podemos constatar todos os ingredientes, para que, na produção da receita não falte nada ou caso haja alguma substituição a fazer. A organização é fundamental na cozinha de um chef e será na sua!

segredos dos chefs

2. A segunda dica, é não tenha MEDO!

Por muitas vezes ficamos ansiosos e com medo de algo dar errado, mas a dica é simplesmente não tenha medo, se algo deu errado, calma, respire fundo e releia a receita, procure o erro, pesquise ou até mesmo, mande um direct nas redes sociais para algum chef com suas dúvidas, creio que muitos irão adorar ajudar.

3. Aproveitamento integral dos alimentos! Atualmente, com a crise da economia e a alta da inflação, cada vez mais precisamos aprender a nos virarmos com relação a redução de custos, e na alimentação não é diferente. Porém, há muitos sites de receitas e cursos que já abordam o tema do aproveitamento integral dos alimentos, mas qual a diferença entre aproveitar e reaproveitar?

A uma pequena diferença, quanto a forma de uso dos alimentos, por exemplo, se aproveita em uma cenoura, desde a casca, os talos, folhas e sua polpa para fazer receitas diversas com essas partes, como uma Quiche dos talos, recheada com um purê das cascas e as folhas servem para enfeitar.

Já reaproveitar se baseia em reestruturar uma receita já feita em outra, por exemplo, um purê dessa cenoura, pode-se fazer uma torta ou até mesmo um pão.

Então, temos vários caminhos quanto a redução dos custos dos alimentos, aprendendo a nos tornarmos mais saudáveis e conscientes quanto a aproveitar o que a natureza nos dá, em troca damos a ela a importância necessária para sua preservação.

4. Prefira comprar bons ingredientes, pois eles são um dos pilares da cozinha dos chefs. Priorize ingredientes da estação, produzidos localmente, orgânicos e de produção sustentável.

Volte a ir nas feiras do seu bairro, ou de sua cidade, quanto mais local for o produto, mais frescos e saborosos eles vão ser, pois não terão muitas passagens em transportes, recebendo todos tipos de climatização e armazenagens precárias, do produtores locais, com certeza eles alimentos serão mais baratos e possuirão mais vitaminas e minerais do que os produzidos com pesticidas.

5. Outra dica para se ter sucesso com um chef, é saber balancear o tempero, com a textura e a acidez na receita, por exemplo, para balancear textura, deve-se ter no prato algo crocante, que diferencie do preparo macio, por exemplo uma castanha picada em um arroz, ou um bacon frito naquela salada de folhas, ou um chips de batata doce naquele ceviche picante.

No caso da acidez, simplesmente o toque tem que ser mais sutil, como um pouquinho de raspa da casca do limão em um filé de peixe, ou um pouco de vinagre de maçã no vinagrete ou um picles de legumes, mas lembre-se adicione com carinho e com cuidado, pois a acidez por mais que pouca, dá mudança no sabor principal do prato, ele deve atuar com um toque secreto no preparo.

6. Pesquise sobre apresentação e ornamentação de pratos, pois é com elas que você irá ganhar admiradores e se sentirá como um verdadeiro chef.

A forma como a comida é distribuída, as cores, as texturas e a combinação de aromas, são fatores mais valiosos no prato, pois as pessoas começam a comer com os olhos e através do aroma, vem vários tipos de sentidos, como a memória gustativa, familiar principalmente.                                                              

Para que você comece a entender esse processo, será importante buscar as redes sociais, pesquisar as referências do prato que você quer preparar. O Instagram é uma ótima opção para buscar inspirações, bem como o Youtube e o Pinterest e também sua criatividade.

E aí? Prontos para pensar como um chef e arrasar na cozinha? Nada é impossível na cozinha se for feito com amor, carinho e respeito aos alimentos e as pessoas que irão compartilhar esse momento tão importante e prazeroso que é COMER!

Um segredo pessoal que tenho guardado e não tenho medo de revelar é o resultado do cliente satisfeito e feliz, isso nos dá mais vontade de crescer, estudar, transformar o alimento em arte.

Esquecemos de todas as dificuldades passadas, de todos os desafios e tristezas sofridas, pois a maior inspiração de um chef ou de um cozinheiro é nunca desistir, pois do outro lado daquela pequena janela que separa o salão da nossa praça, está a felicidade do outro, sendo ponto principal para a nossa realização.

Então coloquem em prática essas dicas que vão ajudar muito a enriquecer seus pratos na cozinha! Mãos à obra!

Mais da Categoria

Ver todas